Translate

Postagens populares

Postagem em destaque

A 70 semanas de Daniel

-->                    As 70 Semanas de Daniel e os sete anos de tribulação A maioria das traduções do Velho Testamento (não...

Pesquisar este blog

sábado, 17 de dezembro de 2016

Obrigado, Mãe Cristina Mel

A 70 semanas de Daniel

-->
                  As 70 Semanas de Daniel e os sete anos de tribulação

A maioria das traduções do Velho Testamento (não só em português, mas também para outros idiomas) especificam, em Daniel 9:27 o período chamado "semana", o que dá o nome ao já conhecido período de 70 semanas de Daniel.

Porém, a palavra "semana" descrita em Daniel 9:27 não significa "sete dias", mas sim "sete anos", de acordo com o original livro de Daniel em hebraico.
A palavra original em hebraico "SHABUA" corresponde ao período de sete anos e não de sete dias. E esta palavra foi por muito tempo traduzida como "semana" em vez de "período de sete anos", ou setênio.

As traduções Bíblia para o português Linguagem de Hoje e Bíblia Viva já mencionam Daniel 9:24-27 como sendo períodos de sete anos, preservando o original em hebraico.
Daniel 9:24-27 nos diz o porquê da tribulação durar sete anos:

Setenta semanas [de anos, ou 490 anos] estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade [Jerusalém], para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna [moral permanente e retidão espiritual em todas as áreas e relacionamentos], e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo.

Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias [em sua vinda], o Príncipe, haverá sete semanas [de anos], e sessenta e duas semanas [de anos]; as ruas e o muro [da cidade] se reedificarão, mas em tempos angustiosos.

E depois das sessenta e duas semanas [de anos] será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do [outro] príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações.

E ele firmará aliança com muitos por uma semana [sete anos]; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.

Observemos primeiramente Daniel 9:24, nos trechos em negrito. Este versículo é o resumo da consumação das profecias sobre o destino da humanidade nas mãos de Deus.
O período de setenta "semanas" corresponde a 70 × 7 anos = 490 anos, lembrando que cada "semana" equivale a 7 anos. Este período foi designado para:
cessar a transgressão e dar fim aos pecados = Deus dá um prazo ao seu povo para voltarem-se a Ele
expiar a iniquidade = corresponde à primeira vinda e morte de Jesus, porque Jesus veio para pagar o preço pelas nossas iniquidades (Isaías 53:5). Quem o aceita, também faz expiar a iniquidade em si próprio.

trazer a justiça eterna = estabelecer o reino de Cristo
selar a visão e a profecia = completar toda a profecia
ungir o Santíssimo = corresponde à segunda vinda de Cristo, forçando bilhões de pessoas a escolherem entre Cristo e o anticristo
Vimos, então, que Deus estabeleceu 490 anos para que esta profecia se cumprisse. Baseado nesta profecia, Daniel 9:25 explica porque a tribulação durará sete anos:

"Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias [em sua vinda], o Príncipe, haverá sete semanas [de anos], e sessenta e duas semanas [de anos]; as ruas e o muro [da cidade] se reedificarão, mas em tempos angustiosos."

Neste versículo, Deus diz em sua profecia que entre a edificação de Jerusalém (iniciada por Esdras, 
autorizado pelo rei Artaxerxes) e o ungido (Jesus, vindo pela primeira vez) haverá 7 semanas (7 × 7 anos = 49 anos) mais 62 semanas (62 × 7 anos = 434 anos), totalizando 49 + 434 = 483 anos.

Uma observação: não são 483 anos corridos, pois sabemos que entre o livro de Esdras e a primeira vinda de Jesus se passaram muito mais que apenas 483 anos. Este é um período estipulado pela profecia, que vai se consumando em diferentes épocas até correrem os 490 anos totais.

Quando se consumam estes 483 anos? A resposta segue em Daniel 9:26, E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações.
quando ele diz que será cortado o Messias. Este versículo corresponde à crucificação de Jesus: sua morte, ressurreição e ascensão aos céus. Neste momento, o messias, Jesus, foi removido, cortado.

Portanto, até a primeira vinda de Cristo se passaram 483 anos, dos 490 anos da profecia. Sobram então, sete anos que ainda não se cumpriram.

Os sete anos restantes estão em Daniel 9:27, que mostra o anticristo assinando o acordo de paz (falsa paz) com Israel, fato que ainda está para acontecer.
Há um intervalo de tempo entre as 69 semana e a ultima semana, esse intervalo foi dado para a igreja de Cristo se preparar.
A ultima semana é uma semana de 7 anos que acontecera depois do arrebatamento da igreja. 
E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, entenda; Mateus 24:14,15

E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.
Daniel 9:27.